Histórico





 
Fundar uma academia como a ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS - ANRL  foi um sonho de jovens natalenses nas três primeira décadas do séclulo 20.
A província se arrastava na lentidão dos tempos e das dificuldades naturais de um mundo envolve em guerras e conquistas.
O ideal da cultura, no entanto, não conseguiu apagar a inspiração desse novos visionários da beleza, da literatura e da ciência, provocando os encontros, as vonfrarias e, afinal, o trabalho decidido para a organização cultural do Estado Potiguar.
Lúis da Câmara Cascudo, o "Cascudinho" era dos mais entusiastas e com alguma liderança aglutinou companheiros que, ao logn dos anos, foram engrossando fileiras para a concretização daquele ideal.
Enfim, na cidade de Natal foi concebida a criação da novel Entidade e assim nasceu em 14 de novembro de 1936 uma associação civil, sem fins econômicos, com foro e sede na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, com personalidade jurídica de direito privado, tendo como lema a expressão latina: AD LUCEM VERSUS (em direção à luz). 
A associação teria duração por tempo indeterminado, iniciando-se com o registro originário de seu Estatuto Social  no 1º Ofício do Registro Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca de Natal sob o nº de ordem 47, em 17 de maio de 1937 – Livro 3 ANT, e alterações posteriores no novo Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, hoje 2º Ofício de Notas da Comarca de Natal/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário